segunda-feira, 27 de julho de 2009

REFLEXOLOGIA

REFLEXOLOGIA
A Reflexologia pode ser caracterizada como uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica, através da aplicação de pressões específicas em pontos reflexos em especial nos pés, que detém um lugar de destaque no campo da medicina natural complementar.Tem trazido muitos benefícios na recuperação de cirurgias por acelerar processos de cicatrização.

Parece não haver dúvidas em relação à existência de uma forte ligação entre a Reflexologia e a Acupuntura, baseando-se ambas em idéias semelhantes, ou seja, em terapias enérgicas e de meridianos, na medida em que propõem a idéia de que as linhas de energia ligam as mãos e os pés a diversas partes do corpo. Isso permite que todo o corpo seja tratado quando se trabalham as áreas reflexas.

A Reflexologia é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica, através de aplicação de pressões específicas em pontos reflexos especialmente nos pés embora também possa ser feita nas mãos, que conquistou um lugar de destaque no campo da medicina natural complementar. É uma ciência porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico, sendo também uma arte porque depende bastante da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento e da dinâmica que ocorre entre este e o beneficiário.

A massagem reflexa dos pés, praticada na Reflexologia, não deve ser confundida com a massagem básica só aos pés ou com a massagem do corpo de uma maneira geral. É uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas, provocando mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para conquistar e manter uma saúde melhor.

Você sabe que seu pé e um mapa de seu corpo (espelho do corpo),e que a reflexologia pode relaxar,limpar o corpo das toxinas,melhorar a circulação ou ate mesmo provocar um enorme bem-estar.

Tal como em todas as terapias holísticas, na Reflexologia é enfatizada a necessidade do paciente assumir a responsabilidade pelo seu próprio estado de saúde, ou seja, para se obterem os melhores resultados, é necessário à participação do paciente.

A doença é o resultado direto dos pensamentos e ações da pessoa. A mente é extraordinariamente poderosa e afeta todas as células do corpo, provocando a ocorrência de mudanças químicas. Assim, emoções negativas como a ansiedade, desgosto, medo e preocupação, largamente disseminadas na sociedade moderna, terão repercussões negativas na saúde.

Tal como em todas as terapias holísticas, na Reflexologia é enfatizada a necessidade do paciente assumir a responsabilidade pelo seu próprio estado de saúde, ou seja, para se obterem os melhores resultados, é necessário a participação do paciente.

Numerosos terapeutas, após diversos anos de estudo e prática, concluíram que a Reflexologia atua aos níveis fisiológico, psicológico e espiritual VVBH

REFLEXOLOGIA - APENDICE


REFLEXOLOGIA: APÊNDICE

O apêndice é um tubo vermiforme que parte da primeira parte do intestino grosso e que se situa na região inferior direita do abdômen.

Os seres humanos e os macacos são os únicos seres vivos que possuem apêndice. Não se sabe ao certo qual função exerce. Porém, sabemos que ele possui grande quantidade de tecido linfóide, importante para atuar como defesa contra infecções locais.

Por motivos ainda pouco conhecidos, o apêndice pode infeccionar, principalmente nas crianças, adolescentes e adultos jovens. Este quadro infeccioso é conhecido como apendicite. Os sintomas são: dores e câimbras na região situada entre o lado direito da bacia e umbigo, febre, náuseas, vômitos, constipação intestinal e diarréia.

O tratamento da apendicite é a retirada do apêndice através de cirurgia. Esta intervenção cirurgica deve ser rápida, pois se a parede do apêndice se romper, a infecção pode se alastrar por toda a cavidade abdominal e causar peritonite (inflamação da parede abdominal). A peritonite aguda, sem tratamento adequado, pode levar o paciente a morte.

APENDICITE AGUDA

Apendicite aguda é a inflamação do apêndice. O apêndice é uma estrutura vermiforme (em forma de verme) que sai da primeira porção do intestino grosso. Tem comprimento variável, em torno de 10 centímetros, e localiza-se na parte inferior do abdômen. O apêndice apresenta um canal em seu interior que se comunica com o intestino grosso, onde existem fezes semilíquidas. A apendicite é causada, habitualmente, por um pequeno bloco de fezes endurecidas (fecalito) que obstrui o apêndice.

A apendicite aguda é a causa mais freqüente de dor abdominal aguda sendo tratada cirurgicamente como emergência.

SENTIMENTOS TOXICOS

APÊNDICITE:
Medo. Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
.
PALAVRAS LIBERTADORAS:
Estou seguro. Relaxo-me e deixo avida fluir alegremente

CORRESPONDENCIAS:
Planetas, Chakras, cristais e cores,

PLANETA - Mercúrio
CHAKRAS - Plexo Solar
NOME - MANIPURA
SIGNIFICADO DO NOME - Cidade das Jóias
LOCALIZAÇÃO - No ponto de junção das costelas flutuantes
CRISTAIS - Jade
COR - Amarelo e dourado
PLANTAS - Alecrim, Verbena, Anémona, Verbasco, Maçã Silvestre. Licopódio, Erva-Moura
ORGÃOS RELACIONADOS - Pâncreas, fígado, vesícula, baço, estômago, duodeno, cólon, intestino delgado

FITOTERAPIA - PLANTAS QUE CURAM:
Alecrim, Verbena, Anémona, Verbasco, Maçã Silvestre.

ALIMENTOS INTELIGENTES:
Vegetais na alimentação, como frutas com casca, farelos, grãos integrais, folhas, fibras e talos, estimula os movimentos entéricos, acelerando a expulsão das fezes e reduzindo o seu tempo de permanência sobre o apêndice.

FLORAIS

APENDICITE
Belladonna
Echinacea
Iris tenax
Lachesis

APENDICITE CRÓNICA
Belladonna
Bryonia
Echinacea
Ignatia
Kalium carbonicum
Lachesis

REFLEXOLOGIA - BAÇO


REFLEXOLOGIA: BAÇO

O baço é um órgão do corpo humano, de forma oval, pesando cerca de 150 g, situado na cavidade abdominal, logo abaixo da hemicúpula diafragmática esquerda, ao nível da nona costela. Possui uma face diafragmática (que se relaciona com o diafragma) e uma face visceral (que se relaciona com o estômago, o cólon transverso e o rim esquerdo).

O baço controla, armazena e destrói células sangüíneas. Trata-se de um órgão esponjoso, macio e de cor púrpura, quase do tamanho de um punho e localizado na região superior esquerda da cavidade abdominal, logo abaixo das costelas. O baço funciona como dois órgãos: a polpa branca faz parte do sistema de defesa (sistema imune) e a polpa vermelha remove os materiais inúteis do sangue (p.ex., hemácias defeituosas). Certos leucócitos (linfócitos) produzem anticorpos protetores e têm um papel importante no combate às infecções. Os linfócitos são produzidos e amadurecem na polpa branca. A polpa vermelha contém outros leucócitos (fagócitos) que ingerem o material indesejado (p.ex., bactérias ou células defeituosas) do sangue circulante.

A polpa vermelha controla os eritrócitos, determina quais são anormais ou velhos demais ou lesados e não funcionam adequadamente, e os destrói. Conseqüentemente, a polpa vermelha é algumas vezes denominada cemitério de eritrócitos. A polpa vermelha também serve como depósito de elementos do sangue, especialmente de leucócitos e plaquetas. Em muitos animais, a polpa vermelha liberta esses elementos do sangue na circulação sangüínea quando o organismo necessita deles, mas, nos seres humanos, essa liberação não representa uma função importante do baço. Quando é realizada uma esplenectomia (remoção cirúrgica do baço), o corpo perde parte da sua capacidade de produzir anticorpos protetores e de remover bactérias indesejáveis do sangue. Conseqüentemente, a capacidade do corpo de combater as infecções é reduzida. Após um breve período, outros órgãos (principalmente o fígado) aumentam sua capacidade de combate às infecções para compensar essa perda e, por essa razão, o risco de infecção não dura toda a vida.

*Hipertrofia do baço por estímulo a resposta imune devido à infecção, como na endocardite bacteriana subaguda ou na mononucleose

*Hipertrofia por aumento na destruição de eritrócitos como na esferocitose hereditária ou talassemia maior

*Doença mieloproliferativa

*Doença infiltrativa, como a sarcoidose e algumas neoplasias

*Neoplasias como linfoma e leucemia linfocítica crônica

*Aumento na pressão venosa, como na cirrose, no câncer de pâncreas (que pode levar a trombose da veia esplênica) e na insuficiência cardíaca congestiva

*Doenças de depósito, como a doença de Gaucher e a amiloidose

CAUSAS DO AUMENTO DE VOLUME DO BAÇO

INFECÇÕES
*Hepatite
*Mononucleose infecciosa
*Psitacose
*Endocardite bacteriana subaguda
*Brucelose
*Kala-azar
*Paludismo
*Sífilis
*Tuberculose

ANEMIAS
*Eliptocitose hereditária
*Esferocitose hereditária
*Anemia drepanocítica (principalmente nas crianças)
*Talassemia

CANCROS DO SANGUE E PERTURBAÇÕES PROLIFERATIVAS
*Doença de Hodgkin e outros linfomas
*Leucemia
*Mielofibrose
*Policitemia vera

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS
*Amiloidose
*Síndroma de Felty
*Sarcoidose
*Lúpus eritematoso sistémico

DOENÇAS DO FÍGADO
*Cirrose hepática

DOENÇAS POR DEPÓSITO
*Doença de Gaucher
*Doença de Hand-Schüller-Christian
*Doença de Letterer-Siwe
*Doença de Niemann-Pick

SENTIMENTOS TOXICOS

BAÇO: Obsessões. Ficar obcecado com coisas.

Palavras libertadoras: Eu me amo e me aprovo. Confio no processo da vida. Sei que ela está aqui para mim.

CORRESPONDENCIAS:
Planetas, Chakras, cristais e cores,

PLANETA - Mercúrio
CHAKRAS - Plexo Solar
NOME - MANIPURA
SIGNIFICADO DO NOME - Cidade das Jóias
LOCALIZAÇÃO - No ponto de junção das costelas flutuantes
CRISTAIS - Jade
COR - Amarelo e dourado
PLANTAS - Alecrim, Verbena, Anémona, Verbasco, Maçã Silvestre. Licopódio, Erva-Moura
ORGÃOS RELACIONADOS - Pâncreas, fígado, vesícula, baço, estômago, duodeno, cólon, intestino delgado


FITOTERAPIA - PLANTAS QUE CURAM:
boldo,abutua,sacara sagrada, erva tostão,jurubeba,macela,pariparoba

ALIMENTOS INTELIGENTES
melão,pera, Alfafa, Broto de trigo, Cereais integrais, berinjela,chicoria

FLORAIS
mimulus
cherry
plum
aspen
red chestnut

REFLEXOLOGIA - BEXIGA


REFLEXOLOGIA: BEXIGA

CISTITE é uma inflamação na bexiga. É causada por bactérias, presentes no intestino. O principal sintoma costuma ser dor (que pode ser mais localizada no baixo ventre), ardência ao urinar ou aumento da freqüência de micção. Também pode haver a ocorrência de febre - em geral baixa - ou dor lombar. A dor leva a pessoa a interromper a emissão de urina logo nos primeiros jatos. Como a bexiga não é esvaziada, em pouco tempo a vontade de urinar reaparece. Deve-se procurar um médico para um diagnóstico preciso e a indicação da medicação correta, pois a automedicação pode ser extremamente prejudicial.

BEXIGA BAIXA é o nome popular que se dá para cistocele. Cistocele é uma herniação da bexiga pela vagina. Ou seja, a bexiga tende a sair pela vagina.

SENTIMENTOS TOXICOS

BEXIGA: Ansiedade. Prender-se a velhas idéias Medo de soltar. "Enfezado".

PALAVRAS LIBERTADORAS:
Com conforto e facilidade, solto o velho e dou boas vindas ao novo em minha vida. Estou seguro.

CORRESPONDENCIAS:
Planetas, Chakras, cristais e cores,

NOME - MULADHARA
PLANETA - Sol/Marte
CHAKRAS - Básico, Chacra da raiz, Chacra coccígeo, Chacra de suporte
SIGNIFICADO DO NOME - MULA = Raiz
LOCALIZAÇÃO - Entre o ânus e os órgãos genitais; ligado ao cóccix, na segunda vértebra coccígea, abre-se para baixo. Ponto de encontro dos nadis Ida e Pingala
ORGÃOS RELACIONADOS: Supra-renais, coluna vertebral, rins, bexiga, parte final do intestino
CRISTAIS - Cornalina
COR - Vermelho
PLANTAS - , Rosa Silvestre, Heléboro, Maçã Silvestre, Noz, Aveia, Hissopo, Erva-Moura, Acónito, arruda

FITOTERAPIA - PLANTAS QUE CURAM
azedinha,losna,alho, arruda

ALIMENTOS INTELIGENTES
brocólis, os espargos, beterrabas, cenouras,vagem, couve-flor, nabo, couve de bruxelas, agrião

FLORAIS
algodão
begônia
erianthum
goiaba
leuchanta
sapientum

REFLEXOLOGIA - CEREBRO PARTE I


REFLEXOLOGIA: CEREBRO PARTE I

SENTIMENTOS TOXICOS /PALAVRAS LIBERTADORES

1. Procure a causa mental. Veja se vale para você. Se não, sente-se em silêncio, tranquilize-se e pergunte-se: "Quais seriam os pensamentos que criaram isto em mim?"
2. Repita consigo mesmo: "Estou disposto a soltar o padrão em minha consciência que criou esta condição".
3. Repita o novo padrão de pensamento várias vezes.
4. Tenha como certo que você já está no processo de cura. Sempre que pensar na sua doença, repita as etapas.
5. Faça Exercício: Afirmações diárias

Escolha uma ou duas afirmações e escreva-as 10 ou 20 vezes por dia. Leia-as em voz alta com entusiasmo. Faça uma canção com suas afirmações e cante-a com alegria. Deixe sua mente pensar nelas o dia inteiro. Afirmações usadas com constância tornam-se crenças e sempre produzirão resultados, às vezes de maneiras que nem podemos imaginar.

Cérebro:
Representa o computador, o painel de controle do corpo crenças incorretamente computadas .
Palavras libertadoras:Eu sou o operador amoroso de minha mente

Tumor: Teimosia. Recusa em mudar velhos padrões.
Palavras libertadoras: É fácil para mim reprogramar o computador de minha mente. A vida é toda feita de mudanças e minha mente é sempre nova.

Epilepsia: Sensação de perseguição. Rejeita a vida. Sensação de grande luta. Autoviolência
Palavras libertadoras Escolho ver a vida como eterna e alegre,Sou eterno,estou alegre e em paz.

Insônia: Medo. Não confia no processo da vida.Culpa
Palavras libertadoras: Com amor deixo ir o dia e entro num sono tranqüilo, sabendo que o amanhã cuidará de sim mesmo.

Glândula: mestra do sistema imunitário.
Palavras libertadoras: Meus pensamentos amorosos mantêm meu sistema imunitário forte.

Timo: Sentindo-se atacado pela vida."Eles"querem me pegar.
Palavras libertadoras: Estou protegido tano por dentro como pr fora, eu me curo com amor

A.V.C: Desistir. Prefere morrer a mudar. Resistência. Rejeita a vida Palavras libertadoras: A vida é mudança e eu me adapto facilmente ao novo. Aceito a vida passada, presente e futura.


CORRESPONDENCIAS:
Planetas, Chakras, cristais e cores, Feng Shui

SÉTIMO CHACRA - CORONÁRIO
Nome - Sahasrara
Significado do Nome - Lótus das Mil Pétalas
Outros Nomes - Chacra da Coroa, Chacra Coronário, Chacra das Mil Pétalas;
Palavra de Poder
Cor - Violeta e Branco
Localização - No topo da cabeça
Glândula(s) - Epífise e Pineal
Elemento - Pensamento
Forma do Elemento - Círculo
Órgãos físicos relacionados - Epífise, pituitária e pineal, parte superior do cérebro, olho direito
Planeta - Neptuno
Pedra Preciosa - Ametista
Plantas - (Homeopatia) Milefólio, Anacárdio, Erva-de-São João, Anémona, Licopódio

FITOTERAPIA - PLANTAS QUE CURAM
Fitoterapia (do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal) é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Na China, surgiu por volta de 3000 a.C. quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.
Obs: Aconselhavel o uso da FITOTERAPIA somente apos uma consulta com um profissional

PLANTAS
Dor de cabeça - Alfazema, alecrim, tília, melissa, limão.
Insônia - Maracujá lúpulo, valeriana, cidreira, melissa, tília, manjerona, alho.
Estresse - Maracujá, tília, melissa, rosa-branca, valeriana, cidreira, acerola
Sistema Nervoso - Hipericão, Valeriana,Ginseng,Guarana
Ansiedade - cava-cava, valeriana,lavanda,lúpulo
Panico ou Medo - Rock Rose,Mímulus,Cherry Plum,Red Chestnut,Aspen
Enxaqueca - Erva cidreira; valeriana; erva doce + capim santo; camomila + capim santo; batatinha erva na testa; chá das sementes de girassol; ...

ALIMENTOS INTELIGENTES
Vitamina ou Mineral Essencial: Vitaminas e minerais que são necessários, porém não são produzidos pelo corpo, assim estas substâncias devem ser obtidas através da alimentação.

Lipídios (gorduras): Nem todas as gorduras são ruins para você. Na verdade algumas delas são essenciais para o funcionamento adequado do corpo. Dois lipídios importantes para o cérebro são os ácidos graxos do tipo n-6 e n-3. Baixos níveis do tipo n-3 pode causar deficiências visuais, especialmente na retina. Estudos em animais mostraram que dietas sem ácidos graxos do tipo n-3, podem causar problemas no aprendizado, motivação e problemas motores, além de afetar outros sistemas que fazem uso dos neurotransmissores dopamina e serotonina no córtex frontal. Os ácidos graxos do tipo n-6 também são importantes para o funcionamento adequado do cérebro, pois afetam a liberação de neurotramissores, assim como influenciam a habilidade dos neurônios fazer uso de glicose.

Aminoácido: Componente básico das proteínas. Quando muitos aminoácidos são ligados, forma-se uma proteína.

Proteína: Uma molécula de grande dimensões feita de aminoácidos. Exemplos de proteínas são enzimas e hormônios.

Vitamina: Substâncias provenientes de certos alimentos que ajudam no funcionamento adequado do corpo. Muitas vitaminas auxiliam em processos enzimáticos.


FLORAIS
Mimulus - Medo das coisas conhecidas / Timidez
Rock Rose - Terror / Pânico
Cherry Plum - Medo de perder o controle físico, mental e emocional
Aspen - Medo e preocupações de origem desconhecida / Presságios e pressentimentos indefinidos
Red Chestnut - Medo ou preocupação que aconteça algo de ruim com os entes queridos

HIPERSENSIBILIDADE ÀS INFLUÊNCIAS E IDEIAS EXTERNAS :
Agrimony - Tormento interior/, escondido atrás de um rosto sorridente ("máscara corajosa")
Centaury - Vontade, personalidade ou corpo fraco / Submisso / Permite a dominação
Walnut - Dificuldade frente a mudanças e influências externas (do presente e do passado)
Holly - Ódio, inveja, ciúmes, vingativo/revoltado

REFLEXOLOGIA - CEREBRO PARTE II


REFLEXOLOGIA: CEREBRO PARTE II
Os Sete Princípios de André Vermeulen

*Estimule-se fisicamente. Mova-se.
Dance, faça exercício aeróbico, nade, jogue tênis, futebol.
Faça exercícios de lateralidade, por exemplo, com a mão esquerda toque sua orelha direita e com a mão direita toque seu nariz.
Agora vice-versa e repita várias vezes até dominá-los.

*Tome oito copos de água.
De acordo com os especialistas, isso não é opcional, é obrigatório se quisermos que nosso
cérebro funcione de uma maneira ótima.
E se estamos estressados, devemos aumentar para 16 copos de água ao dia. 90 por cento do volume de nosso cérebro está composto por água e é o principal veículo das transmissões eletroquímicas.

*Oxigenize-se.
Faça exercício, caminhe diariamente.
Antes de uma reunião importante ou de um trabalho
que necessite de concentração respire fundo.
Respire em 4 tempos,segure o ar em 16 e exale em 8.
O doutor Otto Warburg,Prêmio Nobel de Fisiología,fez uma experiência na qual conseguiu converter células sãs em malígnas,através do simples procedimento de reduzir-lhes o oxigênio.
Fique rodeado de plantas. Sabia que uma só planta pode remover partículas contaminadas do ar em um espaço de 9 metros quadrados?
As plantas aumentam a ionização negativa do ar e o carregam de oxigênio, aumentando nossa produtividade em 10%.
Algumas plantas como as dálias provaram ser as melhores para isso.

*Consuma alimentos para o cérebro.
É conveniente para o cérebro que comamos cinco porções de fruta e verduras ao dia, sementes, alho, grãos completos, cogumelos, azeite extra-virgem e proteínas.
O peixe literalmente proporciona a formação de novas células nervosas.

*Pense positivamente.
Os pensamentos negativos geram químicos que bloqueiam a conecção entre os neurotransmissores.
Como dizia Henry Ford: "Se pensas que podes o que não podes, sempre estarás com a razão".

*Escute música barroca.
A música é a porta para terrenos interiores; chega a lugares fora de nosso alcance.
Ajuda a criatividade, a expressão pessoal. Facilita o aprendizado.
Um fazendeiro comprovou que ao colocar música barroca para suas vacas, houve um aumento na produção de leite e de glóbulos brancos.

*Libere seu cérebro.
Se não o usarmos, o perderemos.
Jogue xadrez, resolva palavras-cruzadas, aprenda a tocar um instrumento, faça matemática, viaje a lugares novos, vá a exposições de arte, leia, estude algo.
Escreva e desenhe com as duas mãos.
Abra a sua mente a novas experiências e formas de pensar.
Tudo isso faz com que o cérebro funcione melhor.

REFLEXOLOGIA: - CEREBRO PARTE III

REFLEXOLOGIA: CEREBRO PARTE III
O PODER DA MENTE - COMO DESENVOLVER O PODER DA MENTE

1. É vital desafiar o cérebro para mantê-lo ótimo.
2. Quanto mais intensa uma sensação, mais rápido ela desaparece.
3. Exercícios aeróbicos aumentam a oxigenação do cérebro.
4. A respiração correta é um meio de controle sobre os processos físicos.
5. Para rememorar faça associações incomuns e ridículas.
6. É preciso romper as normas e o sistema para enxergar de um jeito novo e criativo.
7. Pessoas intuitivas respondem olhando para a esquerda. A resposta lógica e refletida é quando se olha para a direita.
8. Temos que confiarmos na nossa intuição.
9. Não devemos temer cometer erro.
10. Uma abstinência de cinco meses de álcool é muito importante.
11. Dar-se um presente é forma de feedback.
12. Repita uma auto-afirmação quinze vezes enquanto relaxado.
13. É melhor tomar uma decisão do que evitar de tomar.
14. Ás vezes ganhamos mais perdendo e repetindo a tentativa do que ganhando.
15. A criatividade surge quando correlacionamos fatos observados em uma nova ordem.
16. A parte mais importante nos quadros está no lado direito das obras de arte.
17. O olfato afeta o sistema digestivo, sexual e emocional.
18. Carne, ostra, noz, fígado e gérmen de trigo são ricas em zinco

REFLEXOLOGIA - CEREBRO PARTE IV


REFLEXOLOGIA: CEREBRO PARTE IV
CONSCIÊNCIA
A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, auto-consciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. É um assunto muito pesquisado na filosofia da mente, na psicologia, neurologia, e ciência cognitiva.
Representação gráfica de consciência do século XVII.

Alguns filósofos dividem consciência em consciência fenomenal, que é a experiência propriamente dita, e consciência de acesso, que é o processamento das coisas que vivenciamos durante a experiência (Block 2004). Consciência fenomenal é o estado de estar ciente, tal como quando dizemos "estou ciente" e consciência de acesso se refere a estar ciente de algo, tal como quando dizemos "estou ciente destas palavras".
Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano. Ser consciente não é exatamente a mesma coisa que perceber-se no mundo, mas ser no mundo e do mundo, para isso, a intuição, a dedução e a indução tomam parte.

REFLEXOLOGIA - CEREBRO PARTE V


REFLEXOLOGIA: CEREBRO PARTE V
O PODER DO SUBCONSCIENTE
O Poder do Subconsciente (título original em inglês: The Power of your Subconscious Mind) é um livro de autoria do Dr. Joseph Murphy.

Murphy defende a tese de que a mente subconsciente, ao aceitar uma idéia, começa imediatamente a pô-la em prática por meios sobrenaturais. Desta forma, para se alcançar o sucesso e o êxito é necessário unicamente se conseguir que a mente subconsciente aceite a idéia de sucesso, êxito, saúde, tranqüilidade ou a posição social que se deseja. Contudo, segundo Murphy, a mente subconsciente aceita tudo que lhe é sugestionado de forma vigorosa e constante, mesmo que seja falso, provocando resultados desfavoráveis. Desta forma, ele sugere que as pessoas utilizem a auto-sugestão, principalmente durante os instantes antes de dormir, por meio de preces dirigidas à mente universal de Deus, quando a mente consciente está mais passiva, tornando o subsconsciente mais

REFLEXOLOGIA - CEREBRO PARTE VI


REFLEXOLOGIA CEREBRO PARTE VI

TRÊS PASSOS PARA UMA ATITUDE MENTAL POSITIVA
1. Pense, não reaja. Quando surge uma dificuldade, a tendência é entrar em pânico ou ficar perturbado, ou até ressentido. Tais reações são emocionalmente condicionadas, e se os atos do indivíduo forem determinados em tal estado de espírito, provavelmente faltará a eles racionalidade. É preciso disciplinar-se para ser calmo na maneira de pensar. A mente deve estar tranqüila, pois ela não consegue pensar quando em ebulição; só quando está fria é que a mente-pode produzir aqueles conceitos racionais, fatuais, que levam às soluções. Não se permita emoções. Pense! Sua cabeça é, na verdade, seu maior bem. É preciso mantê-la sempre sob controle disciplinar. Lembre-se da declaração atribuída a Thomas A. Edison:

"O principal propósito do corpo é carregar o cérebro". O grande inventor sabia que é na mente, trabalhando com serenidade, que obtemos idéias e não

impulsos. Com essas idéias sólidas resolvemos os problemas. 2. Torne-se um pensador ‘como’. Depois de trinta anos de trabalho árduo, Fred perdeu seu negócio por causa de um sócio desonesto. Eu esperava que ele estivesse cheio de rancor quando veio ver-me. Em vez disso, contou ter descoberto que seus bens eram bem maiores do que as suas dívidas.

- Tudo o que eu tinha quando comecei há trinta anos eram US$ 50,00. Tenho agora US$ 500,00. Como vê, estou em melhor situação nesse ponto -

disse ele com um sorriso. - Comecei com uma mulher maravilhosa, e ela continua comigo, graças a Deus. Tenho também muito mais experiência hoje.

Dentro de um ano depois do seu revés, ele havia começado outro negócio e ia bem. Mas, a declaração que fez e que ficou comigo foi esta: "Decidi não

ser um pensador ‘SE’, mas um pensador ‘COMO’". Essa é uma distinção que nos faz pensar. O pensador se reflete sobre uma dificuldade ou revés, dizendo amargamente consigo mesmo: "Se apenas tivesse feito isto ou aquilo... Se apenas esta ou aquela circunstância tivesse sido diferente... Se outros não me tivessem tratado tão injustamente..." O processo continua de explicação em explicação, dando voltas, sem chegar a lugar algum. O mundo está cheio de pensadores SE derrotados.

"Todo problema contém as sementes de sua própria solução." - Stanley Arnold

O pensador COMO, por outro lado, não gasta energia em autópsias quando tem de enfrentar dificuldades ou até desastres. Mas, começa imediatamente a procurar a melhor solução, pois sabe que sempre há uma solução. Ele se pergunta: "Como posso usar criativamente este revés? Como posso extrair algo bom dele?"

O pensador como resolve eficazmente os problemas porque sabe que existem sempre valores numa dificuldade. Ele não perde tempo com condicionais "SES" fúteis, mas começa a trabalhar diretamente nos "COMOS" criativos.

3. Creia que pode e poderá. Este princípio dinâmico tem sido demonstrado na vida de grande número de crentes para deixar qualquer dúvida quanto à sua validade. É muito importante crer que você pode, com a ajuda de Deus, enfrentar e vencer todos os problemas. As palavras crer e poder estão ligadas numa unidade de criação ativa. Se acreditar que pode, você pode.

Certo homem que estivera passando por um fracasso atrás do outro viu num livro frase que o impressionou: "Espere o melhor e consiga". Isso o atingiu em cheio, e ele admitiu para si mesmo que seus pensamentos tinham sido derrotistas. A cada dia estivera esperando o pior e recebendo o pior. Começou então a procurar na Bíblia idéias "práticas" que apagassem a sua imagem de fracasso

REFLEXOLOGIA - COLON ASCENDENTE


REFLEXOLOGIA COLON ASCENDENTE

O cólon é a maior porção do intestino grosso, sendo, por vezes, estes termos utilizados erradamente como sinónimos.
O cólon é dividido em cólon ascendente, transverso, descendente e sigmóide. É responsável pela absorção da água das fezes,tornando-as consistente.

SENTIMENTOS TOXICOS
COLITE:
Pais exigentes. Sensação de opressão e derrota. Grande necessidade de afeto. .
PALAVRAS LIBERTADORAS:
Eu me amo e me aprovo. Crio minha própria alegria.Escolho ser um vencedor na vida

CORRESPONDENCIAS: Planetas, Chakras, cristais e cores,

NOME - MULADHARA
PLANETA - Sol/Marte
CHAKRAS - Básico, Chacra da raiz, Chacra coccígeo, Chacra de suporte
SIGNIFICADO DO NOME - MULA = Raiz
LOCALIZAÇÃO - Entre o ânus e os órgãos genitais; ligado ao cóccix, na segunda vértebra coccígea, abre-se para baixo. Ponto de encontro dos nadis Ida e Pingala
CRISTAIS - Cornalina,granada, calcita vermelha
COR - Vermelho
PLANTAS - Verbasco, Rosa Silvestre, Heléboro, Maçã Silvestre, Noz, Aveia Silvestre, Hissopo, Erva-Moura, Acónito
ORGÃOS: Supra-renais, coluna vertebral, rins, bexiga, parte final do intestino

FITOTERAPIA - PLANTAS QUE CURAM
camomila.aloe vera,chá verde,alecrim

ALIMENTOS INTELIGENTES
grãos integrais, frutas e vegetais em geral, aveia, brocólis,soja, alho. tomates, cebolas,chicoria, trigo,banana

FLORAIS
alecrim
espinheira santa
Amygdalus
Pepo
Purpureum

REFLEXOLOGIA - COLON DESCENDENTE


REFLEXOLOGIA COLON DESCENDENTE

É a parte que vai do cólon transverso até o cólon sigmóide

SENTIMENTOS TOXICOS
PROBLEMAS:
Medo de largar o velho e não mais necessário.
PALAVRAS LIBERTADORAS:
Com facilidade e liberdade deixo ir o velho e alegremente dou boas vindas ao novo

COLITE:
Pais exigentes. Sensação de opressão e derrota. Grande necessidade de afeto.
PALAVRAS LIBERTADORAS:
Eu me amo e me aprovo. Crio minha própria alegria.Escolho ser um vencedor na vida

COLITE MUCOSA:
Depósitos velhos e confusos pensamentos entupindo o canal da eliminação. Atolado na lama pegajosa do passado
PALAVRAS LIBERTADORAS:
Liberto e dissolvo o passado. Penso com clareza. Vivo no agora em paz e com alegria

CORRESPONDENCIAS:
Planetas, Chakras, cristais e cores,

NOME - MULADHARA
PLANETA - Sol/Marte
CHAKRAS - Básico, Chacra da raiz, Chacra coccígeo, Chacra de suporte
SIGNIFICADO DO NOME - MULA = Raiz
LOCALIZAÇÃO - Entre o ânus e os órgãos genitais; ligado ao cóccix, na segunda vértebra coccígea, abre-se para baixo. Ponto de encontro dos nadis Ida e Pingala
CRISTAIS - Cornalina,granada, calcita vermelha
COR - Vermelho
PLANTAS - Verbasco, Rosa Silvestre, Heléboro, Maçã Silvestre, Noz, Aveia Silvestre, Hissopo, Erva-Moura, Acónito
ORGÃOS: Supra-renais, coluna vertebral, rins, bexiga, parte final do intestino

FITOTERAPIA - PLANTAS QUE CURAM
camomila.aloe vera,chá verde,alecrim,erva cidreira, espinheira santa,

ALIMENTOS INTELIGENTES
grãos integrais, frutas e vegetais em geral, aveia, brocólis,soja, alho. tomates, cebolas,chicoria, trigo,banana farelo de trigo, flocos de aveia integral, pão integral, fibras

FLORAIS
alecrim
espinheira santa
Amygdalus
Pepo
Purpureum
camomila
sete sangrias

REFLEXOLOGIA - COLON SIGMOIDE


REFLEXOLOGIA COLON SIGMÓIDE

O segmento intersticial penetra na bacia, desvia-se em direção ao centro do abdome, é móvel, tem o seu comprimento de cerca de mais ou menos 40 cm, localiza-se dentro da pelve, por isso, é também chamado de “cólon pélvico”. Leva o nome de cólon sigmóide por ter a forma de um “S”

SENTIMENTOS TOXICOS
PROBLEMAS
Medo de largar o velho e não mais necessário.
PALAVRAS LIBERTADORAS:
Com facilidade e liberdade deixo ir o velho e alegremente dou boas vindas ao novo

COLITE:
Pais exigentes. Sensação de opressão e derrota. Grande necessidade de afeto.
PALAVRAS LIBERTADORAS:
Eu me amo e me aprovo. Crio minha própria alegria.Escolho ser um vencedor na vida

COLITE MUCOSA:
Depósitos velhos e confusos pensamentos entupindo o canal da eliminação. Atolado na lama pegajosa do passado
PALAVRAS LIBERTADORAS:
Liberto e dissolvo o passado. Penso com clareza. Vivo no agora em pensamentos entupindo o canal da eliminação paz e com alegria

CORRESPONDENCIAS:
PLANETAS, CHAKRAS, CRISTAIS E CORES,

NOME - MULADHARA
PLANETA - Sol/Marte
CHAKRAS - Básico, Chacra da raiz, Chacra coccígeo, Chacra de suporte
SIGNIFICADO DO NOME - MULA = Raiz
LOCALIZAÇÃO - Entre o ânus e os órgãos genitais; ligado ao cóccix, na segunda vértebra coccígea, abre-se para baixo. Ponto de encontro dos nadis Ida e Pingala
CRISTAIS - Cornalina,granada, calcita vermelha
COR - Vermelho
PLANTAS - Verbasco, Rosa Silvestre, Heléboro, Maçã Silvestre, Noz, Aveia Silvestre, Hissopo, Erva-Moura, Acónito
ORGÃOS: Supra-renais, coluna vertebral, rins, bexiga, parte final do intestino

FITOTERAPIA - PLANTAS QUE CURAM
camomila.aloe vera,chá verde,alecrim,erva cidreira, espinheira santa,

ALIMENTOS INTELIGENTES
grãos integrais, frutas e vegetais em geral, aveia, brocólis,soja, alho. tomates, cebolas,chicoria, trigo,banana farelo de trigo, flocos de aveia integral, pão integral, fibras

FLORAIS
alecrim, espinheira santa,Amygdalus,Pepo, Purpureum camomila,sete sangrias

REFLEXOLOGIA - COLON TRANSVERSO


REFLEXOLOGIA COLON TRANSVERSO
O cólon transverso inicia-se na flexura cólica direita e termina na flexura cólica esquerda(flexura esplênica). É um local onde as fezes normalmente ficam acumuladas e por isso ele pode ser encontrado até mesmo na altura da pelve.

COLITE ULCEROSA é uma doença crónica em que o intestino grosso se inflama e ulcera, provocando diarreia com sangue, cólicas e febre.
A colite ulcerosa pode começar em qualquer idade, mas normalmente surge entre os 15 e os 30 anos. Uma minoria dos afectados sofre o seu primeiro ataque entre os 50 e os 70 anos.

COLITE TOXICA é uma complicação particularmente grave em que é lesada a totalidade da espessura da parede intestinal. Esta lesão provoca um íleo (estado em que se detém o movimento da parede intestinal, interrompendo o trânsito) e desenvolve-se uma distensão abdominal. Conforme a colite tóxica piora, o cólon perde o seu tónus muscular e no espaço de dias (ou até de horas) começa a dilatar-se. As radiografias do abdómen mostram gás dentro da porção de intestino paralisada. Quando o cólon se distende exageradamente, o quadro denomina-se megacólon tóxico. O estado geral do afectado é grave e pode ter febre alta e dor no abdómen, espontaneamente ou à palpação, além dum aumento na contagem de glóbulos brancos.

SENTIMENTOS TOXICOS

PROBLEMAS:
Medo de largar o velho e não mais necessário.
PALAVRAS LIBERTADORAS:
Com facilidade e liberdade deixo ir o velho e alegremente dou boas vindas ao novo

COLITE:
Pais exigentes. Sensação de opressão e derrota. Grande necessidade de afeto.
PALAVRAS LIBERTADORAS:
Eu me amo e me aprovo. Crio minha própria alegria.Escolho ser um vencedor na vida

CORRESPONDENCIAS:
PLANETAS, CHAKRAS, CRISTAIS E CORES,

NOME - MULADHARA
PLANETA - Sol/Marte
CHAKRAS - Básico, Chacra da raiz, Chacra coccígeo, Chacra de suporte
SIGNIFICADO DO NOME - MULA = Raiz
LOCALIZAÇÃO - Entre o ânus e os órgãos genitais; ligado ao cóccix, na segunda vértebra coccígea, abre-se para baixo. Ponto de encontro dos nadis Ida e Pingala
CRISTAIS - Cornalina,granada, calcita vermelha
COR - Vermelho
PLANTAS - Verbasco, Rosa Silvestre, Heléboro, Maçã Silvestre, Noz, Aveia Silvestre, Hissopo, Erva-Moura, Acónito
ORGÃOS Supra-renais, coluna vertebral, rins, bexiga, parte final do intestino


FITOTERAPIA - PLANTAS QUE CURAM
erva cidreira, espinheira santa, camomila, macela, alecrim,sete sangrias,feno grego

ALIMENTOS INTELIGENTES
aspargo,banana,melão, morango,laranja, maçã, pêra, batata,lentilhas, grão, feijão, ervilhas,couve de Bruxelas, alcachofras, cebola, alho, milho, farelo de trigo, flocos de aveia integral, pão integral, fibras

Florais
alecrim, espinheira santa,Amygdalus,Pepo, Purpureum, Noz, Aveia Silvestre

REFLEXOLOGIA - CORAÇÃO

REFLEXOLOGIA: CORAÇÃO
No ser humano, a circulação é feita através de um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração.

O coração é um órgão musculoso oco, o miocárdio, com fibras estriadas, revestido externamente pelo pericárdio (serosa). O coração é do tamanho aproximado de um punho fechado e com peso em média de 400 g, tem cerca de 12 cm de comprimento por 8 a 9 cm de largura. O coração quase sempre continua a crescer em massa e tamanho até um período avançado da vida; este aumento pode ser patológico.

1 - Coronária Direita
2 - Coronária Descendente Anterior Esquerda
3 - Coronária Circunflexa Esquerda
4 - Veia Cava Superior
5 - Veia Cava Inferior
6 - Aorta
7 - Artéria Pulmonar
8 - Veias Pulmonares
9 - Átrio Direito
10 - Ventrículo Direito
11 - Átrio Esquerdo
12 - Ventrículo Esquerdo
13 - Músculos Papilares
14 - Cordoalhas Tendíneas
15 - Válvula Tricúspide
16 - Válvula Mitral
17 - Válvula Pulmonar

CORAÇÃO: Representa o centro do amor e da segurança. Meu coração bate dentro do ritmo do amor. .

SENTIMENTOS TOXICOS:
DISTÚRBIOS:
Problemas emocionais duradouros. Falta de alegria. Endurecimento do coração. Crença em stress e tensão
PALAVRAS LIBERTADORAS:
Alegria. Alegria. Deixo amorosamente a alegria fluir pela minha mente,corpo e vida

INFARTO:
Espremendo toda a alegria do coração em favor de dinheiro, posição, etc
PALAVRAS LIBERTADORAS:
Trago a alegria de volta ao centro do meu coração Expresso amor a tudo.

CORONARIA:
Não é bom o bastante. Não faz o suficiente, nunca vou conseguir
PALAVRAS LIBERTADORAS:
Sou uno com a vida.O Universo me apóia totalmente. Tudo está bem.


OUTRAS DOENÇAS QUE AFETAM O CORAÇÃO
HIPERTENSÃO ARTERIAL: CRISE HIPERTENSIVA
COLESTEROL
DIABETES
OBESIDADE

CORRESPONDENCIAS:
planetas, chakras, cristais e cores,

NOME - ANAHATA
PLANETA - Júpiter
CHAKRAS - Coração,Chacra Cardíaco
SIGNIFICADO DO NOME - ANA=Nó + HATA=Vibrar, soar; ponto de vista
LOCALIZAÇÃO - No meio do peito, ao nível do coração, 5ª vértebra dorsal
CRISTAIS - Turquesa
COR - Verde e cor-de-rosa
PLANTAS - Espinheiro, Heléboro, Hissopo, Erva-de-São João, Acónito
ORGÃOS: Timo, coração, brônquios e aparelho respiratório, nervo vago

FITOTERAPIA - PLANTAS QUE CURAM
salsa,chá de maracujá,chá verde,alecrim, aspargo, beladona,cactus,cardamomo

ALIMENTOS INTELIGENTES
Acelga, Berinjela, Brócolis, Cebola, Maçã,Morango, Uva, Soja, Salmão, Sardinha,Linhaça Dourada,Melancia, Goiaba, Tomate vermelho,

FLORAIS
Qrellana,Coleus Duranta, Aristoloquia, Borragine,Camelli, Fianthus

REFLEXOLOGIA - DENTES - BRUXISMO


REFLEXOLOGIA: DENTES - BRUXISMO

O termo bruxismo refere-se ao ato de ranger os dentes durante o sono

SENTIMENTOS TOXICOS
PROBLEMAS COM DENTES:
Indecisão duradoura. Incapacidade de dividir as idéias para analisá-las e tomar decisões.
Boca representa absorver novas idéias de nutrição, problemas na boca: opniões estabelecidas. Mente fechada. Incapacidade de lidar com novas idéias.
Ela explica que o importante é mudar os pensamentos como por ex: Dou boas vindas a novas idéias e novos conceitos.
PALAVRAS LIBERTADORAS:
Dou boas vindas a novas idéias e novos conceitos."Eu sou a Verdade", "Ele purificou o seu coração pela fé"
Lembre-se: cuide bem do seu EU. Não reprima mágoas nem guarde rancores, pois estes são as feridas da alma.

CORRESPONDENCIAS:
Planetas, Chakras, cristais e cores,

PLANETA - Terra
CHAKRAS - Laringeo
NOME - Vishudda
SIGNIFICADO DO NOME - Pureza - Purificado
LOCALIZAÇÃO - Garaganta
CRISTAIS - Obsidiana e Fluorita, beneficia os dentes e ossos
COR - Azul
PLANTAS - Aveia Silvestre, Maçã Silvestre, Hera Silvestre, Licopódio, Anémona

FITOTERAPIA - PLANTAS QUE CURAM
Hortelã, Caatinga de Mulata, Erva Cidreira, Malva, Sálvia, Funcho,cravo

OBS.(CRAVO) também tem sido utilizado, há mais de 2000 anos, como uma planta medicinal. Os chineses acreditavam em seu poder afrodisíaco. O óleo de cravo é um potente antiséptico. Seus efeitos medicinais compreendem o tratamento de náuseas, flatulências, indigestão, diarréia, tem propriedades antibactericidas, e é também usado com anestésico e antiséptico para o alívio de dores de dente.


ALIMENTOS INTELIGENTES:
fígado,óleo de fígado de bacalhau, peixes (especialmente salmão e sardinha)gema de ovo leites e derivados enriquecidos.suco de laranja,goiaba e tangerina,vegetais folhosos verde-escuros,vegetais e frutas amarelo-alaranjados como cenoura, abóbora, pêssego, maçã e mamão.

FLORAIS
Wild Rose,Arnica, Scleranthus

CHÁS - verde ou o preto, feitos da Camellia sinensis. Essas infusões reforçam a dentição,ajudam a barrar a erosão dentária provocada pela ingestão de refrigerantes

PROTEÇÃO MINERAL FIBRAS (ajudam na limpeza) - maça,barra de cereal contribui para o aumento de saliva impedindo as bactérias nocivas ataquem os dentes e a gengiva.

ALIMENTOS QUE MANCHAM:
Sucos cítricos
Molho à base de soja
Refrigerantes
Chá preto
Suco de uva
Vinho tinto
Alimentos ou sucos coloridos artificialmente
Beterraba
Café